sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O racismo e os preconceitos no Brasil

                   O racismo e os preconceitos no Brasil
O racismo é uma ideologia que solicita a existência de hierarquia entre os diferentes grupos humanos. Segundo essa ideologia, as diferenças aparentes como, por exemplo, cabelo e cor de pele e as culturas entre os povos determinariam os diferentes níveis de inteligência e das qualidades morais. Foi assim que em meados dos séculos XIX, foram surgindo na Europa às conhecidas teorias raciais, que alimentam a superioridade do povo europeu em contrapartida á inferioridade dos povos que não eram europeus.
Essa teoria nasceu no memento que os europeus saíram em busca da dominação de povos e terras. Desde o nascimento dessas teorias, servindo, no ponto de vista dos europeus para justificar a exploração e a dominação dos determinados grupos humanos sobre outros, baseando-se nessa teoria os superiores teriam o direito de explorar e dominar os inferiores, sendo essa uma ideia bastante errada, pois essas ideologias não justificam, e não deveriam manter sólidas ideias tão ridícula como essa. Infelizmente, para a tristeza das pessoas que sofrem com essa questão, atualmente, em varias partes do mundo essas teorias continuam servindo erroneamente como pretexto para a pratica de tratamento discriminatório, preconceituoso desumano de exclusão e da marginalização reservados para “povos diferentes”. Divinamente, vemos na média casos relacionados ao racismo, e o preconceitos, normalmente as autoridade jurídicas não aplicam as leis com mais rigor. Lembrando que, na maioria das vezes, os acusados pertencem a “classse media e alta”, sendo os setores da sociedade brasileira que raramente são denunciados por algum crime, e quando são, possuem maiores condições de defesa. O preconceito o racismo ou qualquer pratica de discriminação no Brasil é tão eficaz, que o tema não é tão abordado, geralmente sendo abordado em determinadas datas. Infelizmente, muitos negros, gays, deficiente, léxicas e simpatizantes brasileiras quando vivenciam tais situações não conseguem perceber a presença do preconceito ou do racismo, pois ele está tão impregnado no nosso cotidiano que o entendemos como algo natural e normal. Por isso, ainda é comum vermos negros e homossexuais e deficientes serem denominados com alguns apelidos ofensivos, ditas por pessoas que se dizem “amigos” e não consideram tal ação como racista, e preconceituosa, por exemplo.
A sociedade se tornou doente por conta do preconceito e da discriminação, como se essa pratica fosse uma forma de autoridade social. O preconceito é causado pela ignorância de não aceitar o outro como é, pela superioridade, o preconceito leva a discriminação e consequentemente a marginalização e a violência.
Vemos falar que todos são iguais, mas também vivemos e vemos pessoas sendo discriminado por ser negro, deficiente, índio, lesbica, gay, com outra característica. Então e necessário que seja derrubada essa muralha da discriminação e do preconceito, e que seja efetivada a igualdade como respeito às diferenças. O que entristece é que vemos esse assunto se estendendo por anos, o tempo vai passando, e temos a sensação que o preconceito, racismo, machismo não vai acabar nunca. Esse pensamento, essa coisa de fazer real, de alimentar a pratica da discriminação em um todo está enraizado nas pessoas que praticam, e as leis contra isso não vai por um fim nessa questão. Essas pessoas em algum momento da vida aprendem a ser preconceituosas, fincando no pensamento delas de que elas um ser humano modelo, e que os seres humanos diferentes dela (e) deveriam ser excluídos da sociedade em que ela (e) participa.
A discriminação no Brasil e em outros lugares do mundo ocorre quando os preconceitos são exterioriza dados com atitudes e ações que violam os direitos das pessoas baseando-se em critérios injustos, que podem ser não só de raça, mas também do sexo, idade e religião, entre outros. Já o racismo é um comportamento hostil que menospreza as pessoas cujas características intelectuais ou morais são considerados inferiores por outros que se consideram superiores. Uma boa convivência exige de nos que saibamos lidar com as diferenças do outro, que por sinal são muitos.
A desigualdade, o preconceito, racismo, são frutos da ação humana. Ao longo da história a sociedade moveu-se em bases de preconceitos sociais, religiosos e políticos, que dificultaram o respeito às diferenças e á integração necessária ao desenvolvimento do ser humano. Muitas vezes as pessoas que sofrem qualquer tipo de preconceito se inferiorizam, porque de qualquer forma passar por esse tipo de situação abala o emocional e de alguma forma a capacitação da pessoa agredida. Toda a pessoa, diferentemente de raça ou de escolha sexual, tem direitos econômicos, sociais e culturais iguais. No Brasil a uma forte mistura de raça, a incidência de racismo pode não sertão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Alguns casos se manifestam de forma sutil, que nem é percebido pelas pessoas. O racismo e o preconceito no Brasil ainda são mal falados, crendo que haja sim muitos casos de correntes, mas encobertos, principalmente se á pratica for contra pessoas de classe média baixa, e as pessoas que praticam se acham alienadamente com razão, pelo fato dessas pessoas valorizarem de mais a superioridade de raças.
O preconceito e a discriminação é um fato nítido estampado em nossa cara, mas esse assunto está sendo pouco falado sim, casos acontecem e pessoas encobrem como se já fosse um assunto resolvido, não se deve só falar nisso em deter-se falar sempre, tornar esse assunto presente nos nosso cotidiano, colocar o que pensamos contra quem faz esse tipo de preconceito em pratica, isso levaria as pessoas a se questionarem, mas sobre esse assunto, talvez tornando esse assunto presente, as pessoas que a alimentam se conscientizassem que essa divisão de raça, gênero é infértil e improdutiva, mas que é muito injusto.
Somos diferentes, diferenciando o diferencial de cada um. Temos cor, traços, pensamento diferente será que e tão difícil aceitar o outro como é. Sei que não, mas o ser humano complica tudo, excluindo, julgando, se achando superior e isso é desnecessário.
Quem tem que mudar não é a pessoa que sofre o preconceito ou á discriminação, e sim quem prática.

“temos o direito de ser iguais sempre que as diferenças nos inferiorizam. Temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos caracteriza”.    [Boaventura Souza Santos.].
Alunos(a):Alunos: João Vitor, Maria Fernanda, Carlos Eduardo, Ilaria Ferreira Elinaldo Rocha e Alessandra Souza

https://www.youtube.com/watch?v=GnhhAY3r2og

2 comentários:

  1. Faltou justificar o texto.
    Vários erros de português.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo de vocês foi bloqueado por direitos autoriais. ou seja, segundo o YouTube, é plágio.

    ResponderExcluir