sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa é nada mais nada menos do que um dos problemas que mais afetam as pessoas no mundo, esse ato forma um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas sobre diversas religiões. Ela pode ser definida como um crime de rancor que atinge a liberdade em que as pessoas podem ter, em alguns casos desse tipo de intolerância forma-se uma perseguição. 
A perseguição pode ser caracterizada pelo tipo de ofensa, agressão, palavras de discriminação entre outros atos que prejudicam a vida de um determinada grupo que segue um determinado tipo de crença.  A maior parte dos grupos de religiões diferentes já passou por essas situações em algum momento de suas vidas.
Liberdade religiosa é bastante recente. No país onde vivemos ainda não há como se desfazer da ignorância de uma sociedade intolerante e isso acontece porque em pleno 2016 ainda há muito preconceito e muita descriminação.
A cultura brasileira é grande, e separadas em diversas formas, mas, ainda uma grande parte dessa população, dessas pessoas intolerantes pregam o preconceito em relação as muitas religiões.
Atualmente existem religiões que compreendem a decisão de outras pessoas que escolhem a diferentes doutrinas, mas a maioria julga as crenças alheias, causando confusões, confrontos, discussões, etc. Os porquês disso tudo são diversos, ainda mais que tem crenças que definem a outra como de má fé, e por isso causa todos esses atos totalmente desagradáveis.
Como já sabemos existem diferentes religiões disponíveis para a nossa escolha, portanto ultimamente esse “tema” tem sido bastante disputado entre as pessoas. Como citou o poeta Giacomo Leopardi: ‘’Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância’’.
Intolerância religiosa abrange uma grande participação em nossa sociedade, principiante em lados contrários, se de um lado necessita do indivíduo para ser praticada, literalmente sentida no coração das pessoas, colocando a prova a sua fé, e a fé das pessoas com a qual sofrem com isso, nos dias de hoje não é diferente, muitos buscam entender outras religião, embora não haja aceitação de ambos, eles criam respeito a liberdade de escolha das pessoas, ainda sim buscam a melhoria da convivência dentre tantas religião.
 A intolerância religiosa não é bem vista, e logo se estendem. Muitos agressores não reconhecem suas práticas como esse método, explicações não ajudam a melhoria de suas mentes a serem abertas, pelo contrário o desejo de usar sua religião contra as pessoas, principalmente de religiões diferentes só aumentam, nos dias de hoje principalmente pra pessoas de pensamentos abertos buscam o conhecimento e o respeito, buscam também o humanismo e literalmente convive em perfeita harmonia dentre as pessoas.
Como explicar tamanho número de denúncias ocorridas ao longo dos anos? Realmente, números enormes de pessoas vítimas de intolerância religiosa, sofrem casos em público, e hoje muitas das vezes passam despercebidos, mais a maioria ganham punição correta por grandes atos de ódio por pessoas que apenas escolheram suas escolhas de qual religião seguir, se o mundo melhor começa com o respeito pelo próximo, por que não adiantar o processo e respeitar todas suas escolhas principalmente religiosa.
Hoje em dia as pessoas deixaram de ter crenças e estão virando fanáticos, elas criticam as outras religiões e acham que as delas são delas, algumas igrejas evangélicas critica as outras igrejas por não seguirem as mesmas doutrinas da delas ou costumes, eles a chamam de "seita". Sem contar, que não tem aceitação de opiniões contrária, na ideologia dela, apenas o modo de pensar, agir, e crer são os certos.                       
A forma de acabar ou amenizar essas intolerâncias é aceitarmos que todos os tipos de crenças são válidas, e todas devem ser respeitadas.
A questão em jogo não é a qual a religião correta a seguir, mas sim, o respeito que deve existir entre os adeptos de cada crença. Para tal, é preciso educar seja em ambiente doméstico ou escolar. Em casa os pais deveriam, ensinar seus filhos a respeitar as escolhas do outro seja ela igual, semelhante ou diferentes da sua, além de, dar mais liberdade para que seus filhos tenham suas próprias escolhas.
 A base para o fim da intolerância religiosa está na única ferramenta desejada, na consciência das pessoas de olhar o mundo com mais conceitos, com menos ideologias ruins e ódio entre as escolhas das pessoas, o mundo não deixará de ter diferenças, outras crenças, o mundo nunca será igual, se o mundo fosse pra ser igual não existiria a palavra escolha, pois só tinha aquela, Feliz quem seja feito de conhecimento e de vontade de conhecer respeitando as escolhas, já que na realidade o respeito vai prevalecer.
Mesmo que a intolerância religiosa seja bastante comum nos dias de hoje, existem soluções que podem ajudar a acolher melhorias na convivência social religiosa.
Muitas das escolas poderiam disponibilizar palestras sobre o tema, aulas de religião, conselhos melhores para que todos possam abrir a mente, pensar de uma forma diferente e libertar o mundo de tal ignorância.
O fim desse ato não está só na vontade de mudar o mundo, mais sim iniciando com respeito, pois tudo deve e merece ser respeitado, principiante as crenças e religiões das pessoas, foi isso que os portugueses trouxe a nossa pátria no começo, e tudo se estendem cada vez mais, se tudo pode ser atualizado, os seu respeito também, sempre mais para o fim do ódio a liberdade de escolhas.
Vale lembrar que a crítica religiosa não é igual a intolerância religiosa. Todos tem direitos de expor suas críticas e elogios, desde que não haja preconceito, desrespeito e rancor que se direciona ao grupo religioso. As críticas são essências para a melhoria das opiniões e pensamentos e que possa ocorrer um justo debate.

Alunos: Adriana Oliveira, Bianca Santos, Camille Melo, Edcarlos Araújo, Juan Vitor, Leonardo Santos, Paulo Gabriel, Stephanie Gualberto.



2 comentários: